ENDÓCRINO ESPECIALISTA PODE TE AJUDAR

CRESCIMENTO INFANTO JUVENIL

5 de outubro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: O CRESCIMENTO CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E SUA RELAÇÃO COM A ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO DO COMPLEXO CRANIOFACIAL.


ISTO POR SUA VEZ CONSTITUI ASSUNTO DE ENORME INTERESSE PARA O ORTODONTISTA, ASSIM COMO PARA OS PAIS, DEVIDO OS TRANSTORNOS EVOLUTIVOS SEQUENCIAIS.AO ANALISARMOS UM PACIENTE, NOSSA OBRIGAÇÃO COMO PROFISSIONAIS É AVALIA-LO DE MANEIRA HOLÍSTICA, POIS POR SERMOS SERES ÚNICOS TODOS OS FATORES ORGÂNICA INDUBITAVELMENTE TERÃO INTERFERÊNCIA EM TODOS OS ÓRGÃO DE NOSSO CORPO.

Em antropologia e medicina, chama-se prognatismo (do grego pro, "movimento para frente", + gnathós"mandíbula") à proeminência dos dentes em relação ao plano da face. Em animais com crânio o prognatismo é resultado de uma hipotrofia óssea da maxila ou hipertrofia óssea da mandíbula - a mandíbula é mais longa que a maxila. Artrópodes também podem ser apontados como prognatas, como por exemplo as formigas fêmeas, por terem peças bucais no ácron. Em medicina, esta proeminência pode ser considerada uma afecção esquelética, ou seja, uma deformação da face, causada por um acidente, ou de origem genética, como o “famoso” prognatismo mandibular.
 medidas cranio-encefálica
Em antropologia, o prognatismo é uma característica usada para descrever grupos humanos e foi considerada uma das características dos afro-descendentes e, em menor grau, também dos asiáticos. Entretanto existem em ortodontia situações características, que nos dão uma ideia mais segura de uma situação não necessariamente patológica e que é uma situação onde é possível avaliar o desenvolvimento estatural durante o crescimento, envolvendo outras situações onde a medicina e a odontologia está presentes, e que necessita nossa prevenção o mais precoce possível, principalmente em se considerando as alterações significativas dos comprometimentos odontológicos que se agravam com o evoluir do tempo. O crescimento corporal de crianças e adolescentes e sua relação com a aceleração do crescimento do complexo craniofacial constituem assunto de enorme interesse para o ortodontista, uma vez que a instituição de uma terapia que visa controlar o desenvolvimento maxilo-mandibular é baseada no estudo da idade esquelética do paciente e sua conseqüente maturação somática, portanto quanto mais postergarmos um início terapêutico de reconstituição ortodôntica permitindo um crescer do complexo craniofacial, mais difícil e trabalhosa é a solução.
Este estudo objetivou assim avaliar a correlação existente entre o crescimento estatural e o crescimento mandibular, em 30 indivíduos com Classe II esquelética, não tratados ortodonticamente, acompanhados longitudinalmente junto ao Burlington Growth Study - Canadá. As documentações seriadas foram obtidas aos 6, 9, 12, 14 e 16 anos de idade cronológica, constando de telerradiografias de perfil e fichas clínicas com dados cadastrais. Os resultados indicaram que o pico de crescimento estatural, bem como o maior incremento médio da maioria das medidas mandibulares avaliadas, ocorreu para o gênero feminino, no período entre 9 e 12 anos, e para o gênero masculino, entre 12 e 14 anos.

Além disso, foi verificado que, dentre todas as medidas analisadas, a velocidade média de incremento no comprimento da mandíbula demonstrou a correlação mais consistente com a velocidade média de crescimento em altura (estatura) destes indivíduos, principalmente para o gênero masculino durante seu pico de crescimento (r=0,758), portanto a estatura média da raça humana, deve se contrapor a baixa estatura se for possível e nós profissionais não formos negligentes em tais observações. Jamais devemos nos esquecer que a face normal humana segue ou têm que seguir através do artista neste caso o ortodontista, tanto as sequência de FIBONACCI e a Razão Áurea aparecem em formas naturais que vão desde a geometria da molécula de DNA (e do corpo humano) para a fisiologia de plantas e animais. Nos últimos anos, a ciência deu um salto quântico no conhecimento sobre a aparência universal e a importância fundamental da matemática Fibonacci. Algumas das maiores mentes da história, de Pitágoras a Isaac Newton, mantiveram phi (f) e a sequência de Fibonacci na mais alta estima e reverência.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611


Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Existem em ortodontia situações características, que nos dão uma ideia mais segura de uma situação não necessariamente patológica...

2. Jamais devemos nos esquecer que a face normal humana segue ou têm que seguir através do artista neste caso o ortodontista, tanto as sequência de Fibonacci e a Razão Áurea aparecem em formas naturais que vão desde a geometria da molécula de DNA (e do corpo humano) para a fisiologia de plantas e animais... 

3. O crescimento corporal de crianças e adolescentes e sua relação com a aceleração do crescimento do complexo craniofacial constituem assunto de enorme interesse para o ortodontista... 

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 

Referências Bibliográficas:
Prof.Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Cientifico et Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica - Van Der Häägen Brazil, São Paulo - Brasil, Guilherme Thiesen , Marcus Vinicius Neiva Nunes do Rego , Eduardo Martinelli Santayana de Lima, Burlington Growth Centre (Centro de Crescimento Burlington) Faculdade de Odontologia, Universidade de Toronto Susan R. Rose, MD, professor de pediatria no Hospital Infantil de Cincinnati Medical Center, University of Cincinnati College of Medicine, Ohio, USA; Susan Scott, MD, professor emérito de pediatria da Universidade do Novo México, Albuquerque, USA; Pediatric Academic Societies (PAS) e da Sociedade Asiática para Pediatric Research Reunião Anual 2011: Abstract 1.402,24. abril de 2011. Avaliado por Dr. Stephen Greene , pediatra consultor.








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio 

Site Van Der Häägen Brazil 

Google Maps:
Seguir no Google Buzz